Pesquisas Mostram que Carboidratos Podem Fazer Mal para Doenças Cardíacas
19 de maio de 2010 | por Rafaela |Mais uma vez, o cenário de tentar e descobrir qual é o alimento responsável pela epidemis de doenças cardíacas, obesidade e diabetes. Desde a década de 70, a maioria das autoridades de saúde e cardiologistas colocou a gordura no corredor da morte, mas agoraa pressão para perdoá-la tem crecsido por parte de cientistas.
Em vez das gorduras, pesquisadores renomados têm indicado os carboidratos, particularmente os refinados e o açúcar, para o banco dos réus. Há vários estudos,que remontam aos anos 60, que não encontraram ligação com corte de gordura na dieta e redução do risco de doença cardíaca, embora alguns apontem isso.
A última publicação, em março, diz: “Não há qualquer evidência significativa para concluir que a gordura saturada está associada aum risco aumentado de doenças cardiovasculares”. E se trata de uma investigação séria, publicada na Revista Americana de Nutrição Clínica, envolvendo 21 estudos e quase 350 mil pacientes.
Além do mais, autores afirmam que a substituição de gordura saturada por mais carboidratos faz com que todos os fatores de risco para infarto e diabetes piorem.
- Isto é impressionante – diz Dariush Mozaffarian, da Escola de Medicina de Harvard, -É o que temos feito há anos.
Praticamente todos os alimentos de baixo teor de gordura dos supermercados levam adição de açúcar para torná-los mais palatáveis.
Especialistas recomendam gosruda de óleos vegetais.
Investigação do próprio Mozaffariam sugere que os óleos vegetais poliinsaturados ômega 6, como o grão de soja, podem reduzir o risco de infarto. Parte do processo de acusação contra a gordura saturada é que ela aumenta os níveis de colesterol total.
No entanto, esta idéia não está baseada em dados, diz Meir Stampfer, professor de Nutrição e epidemiologia na Escola de Saúde Pública de Harvard. O ponto é que, apesar de elevar os níveis de colesterol ruim, o LDL, a gordura também aumenta a taxa da fração boa, o HDL.
A acusação de que o açúcar é uma ameaça muito mais grave à saúde do que as gorduras já está bastante robusta. E mais uma evidência apareceu no mês passado, num grande estudo com 6 mil adultos, confirmando que a adição de açúcar aos alimentos processados ou preparados não é boa coisa.
O efeito disso, curiosamente, não havia sido estudado. Médicos da Universidade de emory decobriram que a adição de açúcar afetava dois marcadores de risco da doença cardíaca: eleva os triglicerídeos e reduz o HDL.
E mais dois estudos no mês passado reforçam a relação entre o consumo de carboidratos refinados e a maior chance de problema no coração.Um deles constatou que mulheres que comiam mais pão branco, croissants e bolos corriam perigo.
Estes são alimentos de alto teor glicêmico, ou seja, carboidratos facilmente absorvidos e que rapidamente elevam a glicose. A outra pesquisa relacionou o uso deadoçante de frutose a um aumento napressão arterial dos homens.
Mas qual é exatamente a forma de agir dos carboidratos? Segundo o cientista Michael Shechter, da Universidade de Tel Aviv e o pioneiro no estudo do que acontece nos vasos, alimentos de alto teor glicêmico causam estresse na camada interna das artérias.
- Isso talvez explique, pela primeira vez, porque os carboidratos de alto teor glicêmico afetam a progressão de doença cardíaca. O Estudo foi publicado na revista da Academia americana de Cardiologia.
Mas todos reconhecem que existem gorduras boa e gorduras ruins. Portanto, a recomendação de óleos vegetais e peixes. O problema é que as autoridades têm sido lentas em reconhecer os malefícios dos carboidratos, diz Charles Clarke, membro do Colégio Real de Cirigiões de Edimburgo.


