Pesqusa diz que Consumo Moderado de Bebida Alcóolica é Mais Recomendado
22 de maio de 2010 | por Rafaela |Quem bebe álcool moderadamente em geral tem saúde melhor do que os abstêmios, disseram cientistas franceses nesta quarta-feira (19). Segundo eles, o benefício não tem relação direta com o álcool, e sim com fatores indiretos, como o relaxamento, a realização de mais atividade física e o melhor status social.
“O consumo moderado de álcool é um poderoso marcador de um maior nível social, um status superior de saúde geral e menor risco cardiovascular”, disse Boris Hansel, do hospital parisiense Pitié-Salpêtrière, que dirigiu o estudo.
O abuso do álcool está associado a várias doenças, inclusive problemas hepáticos e cardíacos e alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde diz que o alcoolismo mata 2,3 milhões de pessoas por ano.
As conclusões foram publicadas na revista “European Journal of Clinical Nutrition”, publicada pela “Nature”.
Segundo os pesquisadores, bebedores leves e moderados, homens e mulheres, tinham uma saúde geral melhor do que quem nunca bebia ou quem bebia demais.
Os cientistas encontraram tendências semelhantes entre bebedoras moderadas, que tinham menor pressão arterial e cinturas mais finas.
Em ambos os sexos, os bebedores moderados tinham maiores níveis de HDL (”colesterol bom”) no sangue.
Hansel disse que isso não significa que o álcool tenha uma influência positiva sobre o colesterol ou proteja o coração.
Segundo ele, a principal conclusão é de que o consumo moderado de álcool é um bom indicador de um “status social ótimo”, e que essa pode ser a principal explicação para a saúde melhor desse grupo.
“Essas conclusões sugerem que não é apropriado promover o consumo de álcool como base para a proteção cardiovascular”, disse ele, acrescentando que o “prazer” é a melhor justificativa para beber moderadamente.

Veja Mais sobre Bebidas Alcóolicas:


