Vitamina D pode combater hipertensão, insuficiência cardÃaca e infartos
17 de março de 2010 | por Rafaela |Cientistas americanos divulgaram novos benefÃcios que a vitamina D pode trazer à saúde.
Ela é encontrada em ovos, cereais, leite, peixes e faz um bem danado. A ciência já comprovou que com a vitamina D os ossos ficam mais fortes. E sem ela há indÃcios de que ficam maiores os riscos de câncer, diabetes, tuberculose e esclerose múltipla.

A novidade é que essa vitamina pode ajudar a evitar males que mais matam pessoas no mundo. Num estudo divulgado nesta segunda, cientistas americanos acompanharam mais de 30 mil pessoas durante um ano.
E aqueles que aumentaram o nÃvel de vitamina D no organismo passaram a ter menos hipertensão arterial, insuficiência cardÃaca, infartos.
Além de ser ingerida, a vitamina D pode ser também produzida pelo nosso organismo quando entramos em contato com o sol. Mas ficar exposto aos raios solares para buscar a vitamina D é arriscado. Sem a devida proteção, podemos ter outros problemas, como câncer de pele.
Â

Â
A doutora Nieca Goldberg, da universidade de Nova York, recomenda aos pacientes com deficiência da vitamina o consumo de suplementos encontrados nas farmácias ou nos alimentos. Mas sempre com orientação médica.
Vitamina D demais provoca náusea, vômito, confusão mental. O melhor é, de vez em quando, fazer exames para ver como anda o nÃvel da vitamina D no sangue. Até porque a medicina ainda não tem certeza de todos os benefÃcios da vitamina D.
“São estudos recentes, com resultados promissores”, diz a médica. “Mas nós ainda não podemos dizer com certeza que esta é uma pÃlula mágica”.



1 Trackback(s)